Ultrassonografia de Carcaça Software BIA: Genética, Confinamento Comercial e Gourmet.
A Pecus Tecnologia de Resultado para Pecuária, do casal Matheus Silva Vieira e Ana Elisa Bardi, de Sinop, MT, atua na avaliação de carcaça por ultrassonografia com uso do Software BIA como credenciada DGT Brasil, atendendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
O início da Pecus se confunde com início da caminhada da DGT no Brasil. Por acompanhar de perto essa trajetória, a empresa foi a primeira parceira da DGT Brasil e pioneira na US Software BIA em Mato Grosso. Hoje atende mais de 50 clientes e o número de animais avaliados cresce a cada ano.
Da seleção genética até a terminação, a Pecus realiza o mapeamento dos animais com o objetivo de selecionar touros e matrizes com melhor potencial de carcaça. Ao sobreano, busca a reposição de plantel adequada à vocação de cada produtor e, ainda, gerando DEPs de carcaça. O conjunto de informações permite direcionar acasalamentos, fixar as características de interesse no rebanho e agregar valor à comercialização.
Segundo informaram, o resultado deste trabalho é visível nas primeiras gerações. “Como são características altamente transmissíveis, elas impactam diretamente nos ganhos zootécnicos e econômicos da propriedade com aumento da produção de @ por hectare, precocidade de abate e sexual, fertilidade, e ainda com o bônus da qualidade de carne”.
Com a segmentação do mercado, a Pecus atende confinamentos comerciais com uso do Software BIA, que permite maior rentabilidade na produção de carne commodities. Já para o mercado de carne Gourmet, o software possui tecnologia exclusiva para avaliação do marmoreio, que é uma exigência no segmento. Para a veterinária, pode parecer simples, mas o direcionamento de animais para o nicho correto, através da composição de carcaça identificada pelo Software BIA, pode viabilizar ou não a atividade.
Em 2013 a Pecus realizou a 1ª. Feira de Genética do MT, em parceria com a Acrinorte. O evento pioneiro levou informações e animais dos principais programas de melhoramento existentes no país, além de apresentar a Ultrassonografia Software BIA, como ferramenta de seleção para eficiência e qualidade de carne. “Quando os criadores conheceram a ferramenta começaram a perceber outras possibilidades. Nossa motivação foi justamente nossos clientes. Fizemos a ponte entre o criador de genética, o produtor de bezerro e produtor de carne, fechamos a cadeia envolvendo todos os elos e o resultado foi surpreendente”, contou Matheus.
Para ambos um dos fatores para o rápido crescimento do mercado de carnes gourmet é que quando o consumidor experimenta esse produto, dificilmente volta atrás. “O consumidor que experimenta valoriza e paga mais para ter qualidade em sua mesa”, enfatizou Matheus.
Nesses mais de dez anos de Pecus e com uma presença tão forte no cenário da carne de qualidade, o casal se diz honrado e grato por poder contribuir. “Nossa maior recompensa é o desejo de ver o futuro se concretizar, com benefícios para todos. Do vaqueiro ao fazendeiro, mas especialmente o consumidor final. Nosso maior desejo é que o consumidor possa ter condições de ter acesso a produtos de qualidade para ele e sua família”, explicaram.